Resumo do Livro: O Pequeno Príncipe

Antoine de Saint Exupéry

Lançado em 1943, nos Estados Unidos, o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, se transformou em um dos clássicos da literatura universal. O autor, nem chegaria a ver o tamanho de sua obra, uma vez que desapareceu em viagem, um ano após da publicação de seu mais importante livro. O pequeno príncipe já vendeu mais de 80 milhões de cópias, além de ter sido reeditado mais de 500 vezes. Também já foi traduzido para mais de 100 idiomas.

Publicidade:

 

Trata-se de uma fábula que, aparentemente, é destinada ao público infantil. Engana-se o leitor que apenas visualiza esta perspectiva. Escrito e ilustrado pelo autor, o livro aborda alguns temas de grande profundidade e que obrigatoriamente leva qualquer leitor à reflexão. O pequeno príncipe é uma história de amor, de amizade, lealdade e busca de si mesmo.

 

O autor é um dos personagens principais de sua narrativa que, em uma viagem por terras desertas do Saara, sofre uma pequena pane em seu monomotor. Ao acordar certa manhã, o personagem se depara com a figura daquele que seria o outro personagem de relevância, e que arrebataria os corações de milhões de leitores mundo afora: o pequeno príncipe. Ele descreve a figura que visualizou logo ao amanhecer como uma criança de cabelos da cor do ouro e trigo, e que usava cachecol vermelho em torno do pescoço. A figura lhe pede que desenhe um carneiro. É nesse momento, que o narrador faz uma grande viagem à sua infância, quando fora desencorajado a não desenhar. Ele então, se lembra de seus desenhos: uma jiboia engolindo um elefante, e que todos os adultos enxergavam apenas um chapéu. É daí que vem a mensagem insigne do livro de que “só se vê bem com o coração”.

 

Ao longo de demonstrações de desenhos, a pequena figura segue recusando, por acreditar que um é grande demais e outro pequenos demais. Até que o piloto desenha uma caixa, e o pequeno príncipe se maravilha com ela.

 

Dalí em diante os dois personagens vão travando uma amizade pura, e também silenciosa. O pequeno príncipe conta-lhe que viera de um pequeno planeta, o B612, que é quase um asteroide. O príncipe ainda revela que tem uma rosa, por quem devota grande amor.

 

O piloto segue narrando as poucas informações que tinha do pequeno príncipe, suas incursões pelo universo, suas percepções sobre a vida. Em certa passagem, há a descrição da raposa, com quem o príncipe travará grande amizade.

 

O livro termina com a “partida” do príncipe. Sentido muita saudades de casa, e sem ver outra forma de partir, este pede ajuda a serpente que, com seu poderoso veneno o ajuda a retornar para a casa.

 

Related posts:

  • douglas

    eu adoro o pequeno príncipe um livro bom eu vou comprar dois amanha um para mim e outro para uma pessoa que esteje com vontade de ler tem vários livros como diz ai tem em de luxo outro que brilha no escuro varias versões divertidas eu adoro o filme assisto todo dia, mas sempre me pergunto o pequeno príncipe morreu devido ao livro e isso foi real devido ao antonie que caio no saara?