Resumo do Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Capa do Livro Harry Potter e a Pedra Filosofal

Um fenômeno literário e que se tornou ainda um dos grandes acertos do cinema mundial é o primeiro livro da série do bruxinho que formou uma geração inteira: Harry Potter e a Pedra filosofal. Da autora britânica J.K. Rowling, o primeiro livro da série narra o início da trajetória de Harry Potter, apresentando o mundo onde se passa a série. O mundo dos bruxos se encontra em festa, pois o perverso bruxo Voldemort havia desaparecido sem deixar rastros, sendo que algumas pessoas acreditavam em sua morte.

 

O grande responsável por seu desaparecimento é o bebê Harry Potter, que indefeso e agora órfão, acaba sendo entregue à família de trouxas, os Dursley, seus parentes mais próximos. Quem é responsável por isso é o grande bruxo, e diretor da escola de magia de Hogwarts, Alvo Dumbledore, que deseja evitar que Harry cresça no meio de toda esta confusão, afinal de contas Harry será um menino muito famoso.

 

Os pais de Harry haviam sido mortos por Voldemort e dessa maneira, Harry Potter cresce sem saber de nada o que de fato acontecera com ele. O menino é largamente desprezado pelos tios Walter e tia Petúnia, irmã da mãe de Harry. Quando está por fazer 11 anos, Harry começa a receber cartas estranhas de Hogwarts, para avisá-lo de que ele fora aceito na escola de magia. Os Dursley ficam apavorados e desejam por um fim em toda a história de magia. Mas, com a ajuda de Hagrid,  o guarda – caça da escola, o menino enfim descobre suas origens e parte, a contra gosto dos tios, para estudar na mais importante escola de magia do mundo bruxo.

 

Harry, em um primeiro momento, fica muito feliz por ter uma nova vida. Lá ele conhece seus futuros grandes amigos, descobre-se um excelente jogador de quadribol, mas ao mesmo tempo, também passa a perceber que a fama será um grande fardo em sua vida. O grande conflito da narrativa,  que a tornará um épico da literatura juvenil, é a grande batalha que Harry Potter travará com o Lord das Trevas – Voldemort, que quer recuperar as suas forças e retornar das trevas. Voldemort neste primeiro livro está atrás da pedra filosofal, criada por Nicolau Flamel. A pedra garantiria vida eterna a quem a possuísse.

 

Para impedir que o Lord das Trevas retorne do mundo das trevas, Harry contará com a ajuda de seus amigos, Rony Weasley e a Hermione Granger, além de todo o apoio de Alvo Dumbledore.