Resumo do Livro: Morte Súbita

Capa do Livro Morte Súbita

“Morte Súbita”, foi publicado em 2012, e  é o primeiro romance adulto de J.K. Rowling, autora da famosa série “Harry Potter”. Publicado aqui no Brasil pela Editora Nova Fronteira, o romance recebeu duras críticas. No entanto, esteve entre os mais vendidos por ocasião de seu lançamento.

 

O livro narra sobre a reação de alguns membros de uma cidadezinha na Inglaterra que se depara com a morte súbita de Barry Fairbrother, um dos importantes membros do conselho local, quando ainda tinha pouco mais de 40 anos. Com a morte do conselheiro, alguns personagens começam suas campanhas para tomar seu lugar. Em alguns trechos, a narrativa chega a ser cruel de tão escancarada que são as relações de interesse entre as pessoas. O tema político é o centro da narrativa, que não é exposto de forma maniqueísta – ou seja – não há bons nem maus, há apenas interesses.

 

O vilarejo tem uma aparência quase idílica, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos. A cidade de Pagford não é o que parece ser à primeira vista.

 

A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Afinal, todos querem triunfar sobre a conquista do máximo poder do vilarejo.

 

O mais interessante é que todos os núcleos narrativos – e são vários – terão ligação direta com o acontecimento da morte de Barry Fairbrother. Um bom pai, treinador da equipe de  remo da escola de Saint Thomas, deixa a cidade virada do avesso com a sua morte. Berry é o personagem principal que irá despertar grandes revelações ao longo do romance, mesmo não estando vivo. Com a aproximação das novas eleições para a presidência do Conselho, as brigas entre os demais personagens vão se intensificar. Muitas acusações serão realizadas, porque os cidadãos irão se dividir em dois grupos: os que sempre foram a favor de Fields, e um outro grupo que será formado pela cidade vizinha de Yarvil.

 

Muita campanha eleitoral será realizada, e no calor dela, muitos fatos estranhos passam a acontecer, o que assusta ainda mais aquela que era considerada uma pacata população. Na página on-line do conselho, serão revelados alguns segredos pessoais, envolvendo pessoas importantes da comunidade, em especial aqueles que são candidatos à vaga de Berry. O user name utilizado para fazer as revelações é o “O fantasma de Barry Fairbrother”, o que acaba gerando cada vez mais confusão na cidade. O que resta a alguns personagens é apenas a aceitação do que é revelado.