Resumo do Livro: O Gênio do Crime

Capa do Livro O Gênio do Crime

“O Gênio do Crime” é um livro de João Carlos Marinho, considerado um clássico da literatura juvenil brasileira. Publicado em 1969, já passou por mais de 60 edições. Daí para a frente surgiram outros livros os quais trabalham com as aventuras da turma do gordo, que totalizam 12. O livro ganhou diversos prêmios importantes da literatura nacional, ganhou adaptação para o cinema, não apenas no Brasil, mas também na Argentina.

 

O livro narra as aventuras da Turma do Gordo- formada por Bolacha, Pituca e Edmundo. Os garotos que têm pouco mais de 11 anos são colecionadores de figurinhas de futebol. Na época, havia uma grande empresa de figurinhas que comercializava álbuns do campeonato. Os garotos que conseguissem completá-lo teriam como prêmio: uma bola número três e um jogo completo de camisetas tamanho infantil do time que escolhesse.

 

Acontece que ao chegarem à fábrica para receberem o prêmio, Edmundo e Pituca descobrem que a fábrica está fechada e corre-se o risco de não terem prêmio algum, isto porque alguém está falsificando as figurinhas e muitos meninos estão conseguindo completar o álbum.

 

Eles então a pedido do dono da fábrica, saem em uma jornada de grande aventura: terão a tarefa de descobrirem que é que está falsificando as figurinhas e que deseja fortemente atrapalhar o negócio da fábrica de figurinhas verdadeiras. Com a ajuda do gordo, eles saem em uma caçada pela cidade de São Paulo, seguindo os passos de um cambista que vendera as figurinhas falsificadas para completar o álbum. O que eles não contavam é com a ajuda de um famoso detetive escocês que vem para o Brasil também no intuito de desvendar o mistério. Mister, como é chamado, acaba trabalhando paralelamente com os garotos que, seguindo as pistas do cambistas, chegam a acampar nas margens do rio Tietê.

 

Gordo então tem uma ideia: infiltrar-se na escola do filho do cambista. Passando – se por uma criança com necessidades especiais, ele vai parar lá. Na escola, ele conhece Berenice, uma menina bem esperta, que percebe que Bolacha não tem nenhum tipo de problema. Ela então ajuda os garotos a tentar desvendar o mistério. Gordo acaba sendo preso pelos capangas que trabalham na gráfica de falsificação de figurinhas, quando está prestes a ser jogado dentro de um grande balde com ácido, Mister chega para salvar gordo e ajudar a prender os bandidos. Os meninos então descobrem quem é o tal “gênio do crime”.