Resumo do Livro: O Guarani

Capa do Livro O Guarani

O Guarani” de José de Alencar é um romance indianista que faz parte da prosa romântica brasileira. É neste romance que Alencar trata da figura do bom selvagem na construção da identidade nacional. É um romance que se ambienta no período de formação do Brasil, em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, onde moram D. Antônio de Mariz e sua família, formada pela esposa D. Lauriana, o filho D. Diogo e a filha Cecília. A casa abriga ainda a mestiça Isabel (na verdade, filha bastarda de D. Antônio), apaixonada pelo moço Álvaro, que, no entanto, só tinha olhos para Cecília. O índio Peri, que salvou certa vez Cecília de ser atingida por uma pedra, permaneceu no lugar a pedido da moça, morando em uma cabana. Peri passa a se dedicar inteiramente à satisfação de todas as vontades de Cecília, a quem chama simplesmente de Ceci. O índio é um devoto de Ceci.

 

  1. Diogo mata uma índia aimoré. Como vingança, a família da moça tenta matar Ceci, mas Peri impede que isto aconteça, mas uma vez. A partir desse momento, a possibilidade de ataque da tribo é cada vez maior. E este não é o único perigo a rondar a casa de D. Antônio. Um dos empregados, Loredano, está ali com o objetivo de se apoderar de uma mina de prata que fica abaixo da casa. Pretendia incendiá-la e ainda raptar Ceci. Quando ele e seus capangas combinam seu plano de ataque, Peri descobre todo o plano.

 

Embora goste muito de Ceci, Peri não gosta D. Lauriana, que considera sua presença ali uma ameaça a todos. Ela então convence o esposo a expulsá-lo, no entanto, quando Peri relata a iminência do ataque aimoré, como vingança pela morte da índia, D. Lauriana muda de ideia e permite que o índio continue na casa com a família.

Publicidade:

 

Peri ainda consegue evitar outros planos de ataque dos aimorés. Infelizmente, entre uma armadilha e outra, a casa da família de D. Diogo é finalmente queimada, ao mesmo tempo em que acontece o ataque indígena.

 

Peri tem um plano para acabar com os aimorés. Ele avança sobre os aimorés e luta bravamente, para mostrar que merece ser submetido ao ritual da antropofagia, reservado apenas aos valentes. Quando comessem sua carne tomada pelo veneno, morreriam. Ceci descobre o plano de Peri e pede que Álvaro o salve. Álvaro acaba sendo morto. D. Antônio pede que Peri salve Ceci mais uma vez. O pai de Ceci explode a casa e mata os inimigos. Uma tempestade atinge Peri e Cecília na canoa que ocupam. Em uma grande tempestade, Peri e Ceci desaparecem.

 

Related posts: