Resumo do Livro: O Mistério do Cinco Estrelas

Capa do Livro O Mistério do Cinco Estrelas

“O mistério do cinco estrelas”, é um livro juvenil do premiado autor Marcos Rey. Pertencente a uma das coleções juvenis mais lidas na década de 1980, o livro se tornou um clássico que arrebata leitores de todas as idades, até hoje. O livro está na marca dos também mais vendidos, tendo alcançado a marca de mais de 3 milhões de cópias. Publicado em 1981, é leitura obrigatória em muitas escolas do país.

 

O livro abre uma série que trará os mesmos personagens em outros dois livros posteriores. “O mistério do cinco estrelas”, conta a história de Léo, um jovem que vai trabalhar como Bell Boy em um famoso hotel cinco estrelas de São Paulo, o Emperor Park Hotel, que recebe muitos hóspedes importantes. Um dia, quando vai levar uma encomenda para um importante hóspede, o Barão, Léo acha o corpo de um homem sob a cama do quarto. Léo chama a polícia para investigar o caso, mas fica intrigado e resolve ele mesmo fazer uma investigação, já que nada é apontado de fato como suspeito.  Para isto, Léo contará com  ajuda de seus amigos Gino, Angela, e Guima.

 

Acontece que Léo acaba sendo demitido do Hotel, por acreditarem que o menino havia cometido um pequeno roubo. Ele consegue provar a sua inocência, mas fica sem o emprego. A polícia suspeita de que Léo tenha algum tipo de problema e também fica de olho no jovem. Pelas ruas do bairro do Bexiga, ele e seus amigos passam a investigar que é o tal Barão, que até certo momento da narrativa, aparenta não ter nada de suspeito, até porque está sempre envolto em campanhas sociais, ajudando aos pobres e as crianças.

 

Com o passar dos dias e das investigações, Gino, que é também primo de Léo e cadeirante começa a traçar possibilidades a partir de provas que os dois cruzam. O quarto 222, onde o suposto crime teria acontecido, é o cenário policial perfeito para a narrativa que é ágil, com situações engraçadas e cheia de perigos. O mais interessante da narrativa nem é o fato de descobrir quem matou o homem que foi achado sob a cama, mas provar que de fato, o Barão o havia assassinado e porquê.

 

É então que Gino tem um plano para descobrir em que o Barão está envolvido. A esta altura da história, eles ainda vão contar com a ajuda da polícia que também está investigando o caso. Eles juntos provam a responsabilidade do Barão neste e em outros diversos crimes.