Resumo do Livro: Til

Capa do Livro Til

Romance publicado em 1872, “Til”, é um romance de José de Alencar, que junto a outros livros, compõe a fase classificada didaticamente como regionalista do autor. Em Til, o autor aborda o cotidiano em uma fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em nome da felicidade de outras pessoas.

 

O romance inicia contando a história de Besita, uma das moças mais pobres da região, no entanto a mais bonita. Besita é objeto de desejo de Luis Galvão, um jovem fazendeiro local. Da mesma forma, é desejada por Jão,  órfão criado junto com Luís, mas que trabalha na fazenda como agregado. Besita, no entanto, acaba se casando com Ribeiro, por influência do pai. Logo depois da consumação do casamento, Ribeiro parte em viagem, deixando Besita sozinha na fazenda. Sabendo disso, Luis vai procurá-la tarde da noite, e Besita acaba o recebendo achando que era o marido. Ele a deixa grávida. Passado um tempo, Ribeiro retorna e encontra a mulher com uma filha nos braços. Enfurecido, ele a mata, Jão, por sua vez, consegue salvar a criança.

 

A menina Berta passa a viver com nhá Tudinha; Jão, torna-se o Jão Fera, capanga dos rios e temido por todos. Ribeiro retorna quinze anos, depois totalmente modificado, e com o nome de Barroso. Ribeiro ao retornar põe fogo no canavial junto com a ajuda de outros capangas; mas acaba sofrendo um acidente; é salvo por Jão, mas este não sabe de quem se trata na realidade.

Publicidade:

 

Jão é preso; foge e ao saber quem é de fato Barroso, chega à fazenda é o mata violentamente, uma vez que havia descoberto o plano de Ribeiro que queria matar Berta. Berta que era amiga de Brás, um jovem com problemas mentais, sobrinho de Luis Glavão, o verdadeiro pai de Berta, mas esta ainda não sabe da verdade; ela passa a dar aulas de alfabetização para o jovem. O apelido ‘til’, vem justamente de Brás, que ao aprender o sinal, acha-o engraçado e passa a chamar Berta dessa maneira.

 

Luis conta a verdade para a esposa, D. Ermelina, que fica triste ao saber que Berta é filha do marido, mas depois acaba entendendo. Ela ainda incentiva que ele procure Berta e conte a verdade a ela. Jão foge da prisão mais uma vez, procura Berta e revela tudo o que fez para proteger a moça. Ela se emociona e garante a Jão que ele é seu verdadeiro pai. Luis quer que Berta vá morar com ele, mas ela nega e pede que ele leve Miguel. Todos partem e Berta fica na fazenda com Jão Fera e Brás.

 

Related posts: